sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cesta Cultural: ANATOLE FRANCE





Até que tenha amado um animal, uma parte de sua alma estará adormecida.

Anatole France

3 comentários:

  1. que coisa incrível! uma frase sobre animais de anatole france! eu tenho uma história com anatole france! você sabia que, quando era criança tinha verdadeira adoração por ele? explico: minha mãe tinha um calendário de parede com frases de grandes personalidades de todos os tempos, cada mês tinha uma frase. eu achava com toda a fé que anatole france fosse uma moça! já achava legal o calendário ter pelo menos uma moça, já que todos os outros eram homens. depois, a frase "dela" era para mim muito engraçada e ainda estava no mês do meu aniversário! era a seguinte: "As grandes obras deste mundo foram sempre realizadas por doidos." imagina, para uma criança, ler que as "grandes obras" foram feitas por doidos? para mim "grandes obras" eram as pirâmides, o coliseu, o colosso de rodes e outras mais que eu via nos livros lá de casa... passei a pensar que os tais doidos eram gênios! para completar todo o mundo dizia que einstein era gênio e a única foto que sempre mostravam dele era com a língua pra fora, igual fosse um doido! hahaha

    como minha mãe guardava os calendários por causa das belas figuras, eu fiquei com a folhinha de março na parede do meu quarto por quase toda a infância!

    você me deu de presente uma passagem para a infância com o seu post.

    muito legal.

    afagos, querida.

    ps: ah! e o quadro que correspondia ao mês de março era “rosa e azul”, de renoir.

    ResponderExcluir
  2. Olá Betina,

    Anatole France é um sujeito muito inteligente e que esteve sempre ao lado da justiça e da sociedade como um todo, na sua época. Ele ficou muito chateado quando foi dispensado do exército francês. Não passou no teste físico.

    Teve dois profundos relacionamentos e de um deles chegou a escrever um livro, O Lírio Vermelho.

    Sobre as 7 maravilhas do mundo antigo faltou você citar o Farol de Alexandria, os Jardins Suspensos da Babilônia, a estátua de Zeus em Olímpia, o templo de Artêmis em Éfesos, O mausoléu de Alicarnasso...

    O Coliseu não faz parte, não. Mas é lindo, né? Existe um igualzinho e mais conservado na Tunísia. Papai conhece.

    Sobre o quadro - que está no MASP ! - ele é intitulado "As Meninas Cahen D'Anvers" . A mais novinha, Alice , à esquerda, de rosa, está quase chorando pois seu cachorrinho havia morrido recentemente.

    E a Beth, do lado direito, mais velha, de 6 anos, de azul, coloca-se mais calma pois suportava mais tempo posando. E ambas ficaram muito felizes com o retrato, pois a sua irmã mais velha Irenne, já havia feito um. Faltava o delas.

    Podia ter um cachorrinho ao lado, né? Ficou faltando.

    Lambidinhas,

    Úrsula Maff

    ResponderExcluir
  3. ah! eu adorei as informações a respeito do quadro! adorei! obrigada, obrigada, obrigada!!!!


    :)

    quanto ao sensacional anatole france, bem minha querida, eu cresci e tomei conhecimento do homem que ele foi

    e

    inevitavelmente

    me tornei fã.

    o relacionamento com Madame de Caillavet é de meu conhecimento! eu adoro histórias de Amor, adoro.
    :)

    afagos, querida.

    um primor sua resposta tão completa e cheia de informações.

    ResponderExcluir