sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Quarta Farejadora: CÃOriosidades - CÃES SILVESTRES BRASILEIROS


Eu fiquei tão feliz com essa pesquisa que recebi, que irei postar mais coisas acerca desses belíssimos animais.

Todo cão silvestre representa a nossa essência. A postura, os hábitos, a pelagem e tudo o mais.

O lobo guará (Chrysocyon brachyurus) é o mais famosão e o papai já escreveu uma crônica sobre ele no seu livro para crianças, o "Animais do Cerrado". Gosto das borboletinhas que se ajuntam no cocô dele. Mas existem outros.

O cachorro do mato (Cerdocyon thous) é o mais comum -mas agora está escasseando- uma pena. Animal nobre, veloz, muito adaptável. Diria que ele é o mais versátil de todos, consegue viver em qualquer lugar.

O cachorro de orelhas curtas (Atelocynus microtis)é muito engraçado. Papai viu ele no Perú e nem imaginava que existia esse bicho aqui no Brasil. Depois, lá na Amazônia, sentiu o cheiro de um. Nem deu para fotografar. Animal noturno, raro e discreto.

Cachorro vinagre (Speothos venaticus) é o meu predileto. Porque ele nada muito bem. Sabia que as patinhas dele tem membranas? Bicho especial. Quando anda em bando ele cerca as presas dentro d'água. Uma vez -papai me contou - achou dois deles dormindo dentro de um tronco! E lá dentro tinha uma cobra comida pelas metades. Depois fiquei sabendo que eles resistem bem a picadas de cobra...

Raposa do campo (Pseudalopex vetulus). Raposa é raposa, né? Bichinho esperto e arisco. Quase não se vê mais. Também como o tanto de perdigueiro e cães de caça atrás dela... Gosta de aves, como eu. Muito noturna e de pelo felpudo e reluzente. Gosto dela. Um nome nativo que eu acho mais fofo de todos: jaguapitanga.

E por fim o famoso cachorro do sul, o graxaim-do-campo (Pseudalopex gymnocercus). Enorme e rabudo. Não é uma raposa, é um cachorro do mato, tem até na Argentina, no Paraguai e Uruguai. Já fiquei sabendo que finge de morto, se precisar. Está meio sumido do Paraná e Santa Catarina... Mas também, com todo aquele desmatamento, ele some...

Úrsula Maff

Nenhum comentário:

Postar um comentário