sábado, 3 de dezembro de 2011

Quarta farejadora, CÃOriosidades: CÃES COM SUBPELO


Cães com dupla pelagem

A expressão "dupla pelagem" aplica-se aos cães que têm o subpêl
o denso e macio e sobrepêlo que pode ser:
  • de fios longos
  • semi longos
  • semi curto

Os fios da parte externa podem ser ásperos ou semi-ásperos, mas jamais sedosos.

Cães com subpêlo denso e pêlos longos e lisos








Dentro desta variedade se enquadram as raças Collie, Pastor de Shetland, Pomerania. O subpêlo é denso e macio e o sobrepêlo é longo, profuso, liso e áspero. Essa pelagem deve ser escovada com muito cuidado, pois se o subpêlo for arrancado, perde-se a forma original da pelagem e tira-se a silhueta desejada.

Cães com subpêlo denso e sobrepêlo longo e com leve o

ndulação

Os cães com essa pelagem têm subpêlo bem denso e macio e sobrepêlo longo, achatado e levemente ondulado. A pelagem não é tão armada como o do Collie, mas uma forma mais re

nte ao corpo. Nessa classificação se enquadram o São Bernardo, Terra Nova (New Fouland

), Bernaise Moutain Dog.




Cães com subpêlo denso e sobrepêlo de comprimento semi-longo

Estes cães têm subpêlo bem denso e macio e sobrepêlo de comprimento médio que dá forma ao cão. A pelagem é mais cheia especialmente em volta do pescoço. E pode ser subdividida em cães com pêlos:
  • mais ásperos
  • e menos ásperos.

Os de textura mais áspera são: Malamute do Alaska, Samoieda e Akita. O que

essas raças têm em comum é que são originárias de partes do mundo extremamente frias.




Os de textura menos áspera são: Pastor Belga, Pastor Belga Terruven e Chow Chow.



Cães com subpêlo denso e sobrepêlo semicurto

Estes cães têm o subpêlo denso que os protege contra o frio e possíveis picadas de insetos. O sobrepêlo é de textura levemente áspera. Essas raças têm pêlos mais denso em volta do pescoço, como se fosse um colar; nas coxas dá a impressão do cão usar culotes. Dentro deste tipo de pelagem se enquadram as raças: Pastor Alemão, Pastor Belga Malinois, Welsh Corgi Pembroke e Welsh Corgi Cardigan
.

Tipos peculiares de pelagem

Existem duas pelagens com subpêlo denso, típicas de suas raças distintas. Elas diferem em textura e formato.

Estes cães são:

Old English Sheepdog - Ele tem subpêlo denso e macio, como se fosse uma capa impermeável. O sobrepêlo é armado, felpudo, sem nenhuma ondulação e de textura áspera. A pelagem deve dar a impressão de que o cão é roliço.
Puli e Komodor - Estas duas raças raras no Brasil têm pelagem muito peculiar. O cão dá a impressão de ter cordas penduradas ao longo de seu corpo. O sobrepêlo é longo e encaracolado como de um carneiro, o subpêlo é denso e macio.

Cães de pêlo duro ou pêlo de arame

As expressões "pêlo duro" "pêlo de arame", se referem à sua textura extremamente áspera. O sobrepêlo é alto e espesso, não caindo rente ao corpo; o subpêlo é lanoso e quando não é retirado no "trimming" (tosa) quase se sobressai por entre o pêlo duro, como uma lâ entre os fios ásperos do sobrepêlo.

Entre as raças de pêlo duro são: Scottish Terrier, Schanauzer gigante, Standard e Miniatura, Aridale Terrier, Fox pêlo duro e Irish Terrier etc.

Texto baseado no site: Saúde Animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário