Cães com dupla pelagem
A expressão "dupla pelagem" aplica-se aos cães que têm o subpêl
o denso e macio e sobrepêlo que pode ser:
- de fios longos
- semi longos
- semi curto
Cães com subpêlo denso e pêlos longos e lisos
Dentro desta variedade se enquadram as raças Collie, Pastor de Shetland, Pomerania. O subpêlo é denso e macio e o sobrepêlo é longo, profuso, liso e áspero. Essa pelagem deve ser escovada com muito cuidado, pois se o subpêlo for arrancado, perde-se a forma original da pelagem e tira-se a silhueta desejada.
Cães com subpêlo denso e sobrepêlo longo e com leve o
ndulação
Os cães com essa pelagem têm subpêlo bem denso e macio e sobrepêlo longo, achatado e levemente ondulado. A pelagem não é tão armada como o do Collie, mas uma forma mais re
nte ao corpo. Nessa classificação se enquadram o São Bernardo, Terra Nova (New Fouland
), Bernaise Moutain Dog.
Cães com subpêlo denso e sobrepêlo de comprimento semi-longo
Estes cães têm subpêlo bem denso e macio e sobrepêlo de comprimento médio que dá forma ao cão. A pelagem é mais cheia especialmente em volta do pescoço. E pode ser subdividida em cães com pêlos:
- mais ásperos
- e menos ásperos.
Os de textura mais áspera são: Malamute do Alaska, Samoieda e Akita. O que
essas raças têm em comum é que são originárias de partes do mundo extremamente frias.
Os de textura menos áspera são: Pastor Belga, Pastor Belga Terruven e Chow Chow.
Cães com subpêlo denso e sobrepêlo semicurto
Estes cães têm o subpêlo denso que os protege contra o frio e possíveis picadas de insetos. O sobrepêlo é de textura levemente áspera. Essas raças têm pêlos mais denso em volta do pescoço, como se fosse um colar; nas coxas dá a impressão do cão usar culotes. Dentro deste tipo de pelagem se enquadram as raças: Pastor Alemão, Pastor Belga Malinois, Welsh Corgi Pembroke e Welsh Corgi Cardigan
.
Existem duas pelagens com subpêlo denso, típicas de suas raças distintas. Elas diferem em textura e formato.
Estes cães são:
Old English Sheepdog - Ele tem subpêlo denso e macio, como se fosse uma capa impermeável. O sobrepêlo é armado, felpudo, sem nenhuma ondulação e de textura áspera. A pelagem deve dar a impressão de que o cão é roliço.
Puli e Komodor - Estas duas raças raras no Brasil têm pelagem muito peculiar. O cão dá a impressão de ter cordas penduradas ao longo de seu corpo. O sobrepêlo é longo e encaracolado como de um carneiro, o subpêlo é denso e macio.
Cães de pêlo duro ou pêlo de arame
As expressões "pêlo duro" "pêlo de arame", se referem à sua textura extremamente áspera. O sobrepêlo é alto e espesso, não caindo rente ao corpo; o subpêlo é lanoso e quando não é retirado no "trimming" (tosa) quase se sobressai por entre o pêlo duro, como uma lâ entre os fios ásperos do sobrepêlo.
Entre as raças de pêlo duro são: Scottish Terrier, Schanauzer gigante, Standard e Miniatura, Aridale Terrier, Fox pêlo duro e Irish Terrier etc.
Texto baseado no site: Saúde Animal
Nenhum comentário:
Postar um comentário