quarta-feira, 9 de junho de 2010

Eu Queria Ser Hipócrita


Até li no dicionário que hipocrisia é o sentimento louvável que não se tem.


Vocês humanos dizem que gostam, mas não gostam. Eu, por exemplo, detesto gatos. Quero que eles morram! Também odeio os peixinhos de aquário que os jovens aqui de casa estão criando. E lato para eles, sempre.


Não consigo fingir. Lá na garagem apareceu uma gatinha com um filhote. Reagi na hora. De maneira agressiva, eriçando meus pelos. Que negócio é esse de invadir meu território? Se não é a minha “doninha” me segurar eu avançava mesmo. E morderia, estraçalharia esses bichos fedorentos que ficam se lambendo e não tomam banho.


Gato é malandro. Safado. Não é fiel. Agora, vocês – as pessoas – cumprimentam as outras e depois fazem comentários maldosos. Por que não latem de uma vez? Demonstrando irritação e desconforto com gente chata? Eu não suporto isso.


Imaginem que num almoço meu dono teve que comer fígado! Ele quase vomitou e ainda elogiou o prato... Coitado! Se fosse eu virava a cara e não comia. Bem, fígado eu gosto, pão eu gosto, biscoitinho Mabel também. Mas se fosse, por exemplo; rúcula, eu nem olhava!


Sinceramente não sei como alguém consegue comer verdura. Coisa de herbívoro. Sou carnívora por excelência. Nunca irei elogiar uma salada com broto de feijão, tomate e alface crespo, que vi meu dono comer hoje. Que nojo!


Entretanto ficou louca na hora de passear. Mal consigo disfarçar a excitação. Vocês quando vão sair, se arrumam todos e ficam com aquela cara meio “blasé”, que hoje em dia se chama “cara-de-paisagem” enrolando e chegam atrasados. Ora, se estão com tanta vontade de ir a uma festa, por que essa enrolação?


Eu não entendo. Sou tão sincera, mas tão honesta mesmo que outro dia tive que sair correndo quando chegou o entregador de pizza. Pois se eu ficasse na porta, trucidava as botas dele. Não ia sobrar nada! Vocês acreditam que ele apertou todos os botões do elevador só porque o meu dono reclamou do molho?


Eu ouvi – e olha que escuto muito bem, entre 10 a 40.000 hertz, e não somente de 16 a 20 mil Hz de vocês – ele pedindo borda com catupiri e veio sem. Um absurdo. Serviço nesse país não funciona. Se fosse na Alemanha, chegava quentinha e com as bordas cheiinhas de queijo. Aí ele chiou, mas depois se desculpou, disse que ficou nervoso. Mas lá da varanda, eu ouvi o sujeito xingando, enquanto ligava a moto.


Outra coisa esquisita é a tosa das mulheres. Não tem uma que não muda o corte. E sempre para pior. Eu sempre uso o mesmo tosador, elas mudam de cabeleireiro. Eu faço o meu “grooming” com as marcas Andis e Oser, com tosquiadeiras limpinhas e tesoura só de carbono. Minha “saia” fica boa e os pelos das patas tão lisos que parece escova permanente. Mas cão não faz “chapinha”. Tem pelo liso de nascença e crespo também. Está satisfeito com suas origens. Mulher é o contrário, se a pelagem é lisa, quer enrolar, fazer “bigudim”, e outras coisas horríveis... e se é crespa, dana a colocar formol e mil químicas no pelo! Imagina se um cão faz isso? Jamais!


Cachorra que é cachorra não fica mudando de visual só porque está deprimida ou perdeu uma cruza. Cadela de personalidade vai ao Pet Shop e se arruma para si e não para a matilha. Por essas e outras é que não sou hipócrita, mas queria, acho que sofreria menos.


Úrsula Maff

6 comentários:

  1. úrsula, caracoles!!!!

    eu acho que não poderei mais ler o seu blog... é que, com exceção do seu desamor por gatos (eu os amo e eles são fidelíssimos ao meu amor), das carnes que você adora e do hábito de trucidar botas de entregadores de pizza, eu me identifico com você em tudo!!! meu deus! acho que estou descobrindo que sou, na verdade, um cão!!!!

    não sei! acho que estou em crise de identidade.

    as coisas que você defende me parecem tão acertadas que eu já aplico em minha vida faz muito tempo... será que é por causa do meu comportamento canino anti hipocrisia que as pessoas acham que eu sou diferente?

    ah! que coisa! preciso de um veterinário, urgente!

    PS: muito bem escrita a sua crônica, parabéns!

    carinhos variados para você.

    ResponderExcluir
  2. Betina,

    Por favor continue lendo. Você é atenta e muito educada. Teve adestrador?

    Quantos aos gatos eu detesto e os patos eu amo! Quero comer todos!

    Sua identificação animal é coerente. Fico lisonjeada. Muito importante um humano perceber o ridículo que fazem. Possivelmente a sua adaptação com o bando geral (o povo) não deve ser fácil.

    Você tem um bando privado? Filhotinhos humanos? Dono? Dona?

    Veterinário não solverá seus problemas. Você precisa é de ter um canil e criar mais animais. Assim eles ficam bem com você e você de bem com a vida.

    Estou melhorando meu português mas ainda me cãofundo um pouco. Mas é só cavar mais fundo que fica bom.

    Auf, auf, auf,

    Úrsula Maff

    ResponderExcluir
  3. úrsula

    adestrador? tive sim, o nome dele para mim é “tio murilo” e me adestrou direitinho para relações sociais, humanas e coletivas. foi um pai na ausência do pai, entende?
    minha adaptação ao bando geral (povo) é péssima mesmo, mas eu agüento e apesar de não ser um hábito entre as pessoas, sou gentil com todas elas. vez por outra me isolo do convívio geral dando prioridade ao contato com as coisas que eu amo por afinidade e me revigoram: filhos, música, literatura, arte, cinema, teatro, flor, bicho, gente velha, criança pequena, borboleta, amor....

    eu tenho um bando privado sim, filhotinhos humanos e meus filhotinhos gatos e cão. tem um passarinho que me visita. o melhor é que sou dona e tenho dono. é muito legal ter um dono, geralmente o dono sabe tudo de nós e nos conhece do avesso, então para o dono não precisamos explicar o que normalmente explicaríamos para outras pessoas. o dono é uma parte de nós.

    seu português está ótimo, admirável até.

    carinhos variados para você.

    PS: as fotos que você coloca aqui são maravilhosas!

    ResponderExcluir
  4. Betina,

    Tio Murilo deve ter sido um cão peludo e fofo. Como todos os cães legais. Gosto dele.

    Não se preocupe com o populacho. Suas ocupações literárias fazem-na uma pessoa melhor, quase um cão.

    Sobre o seu bando, fico feliz de saber que você vive em boa matilha. E sobre dono, ou donos, meu próximo texto versará sobre isso: "Entre Dois Amores" .

    Português bom é Camões e Pessoa. Eu apenas lato e mordo...

    Sobre as fotos é a loirinha, minha "doninha" que tira. Ela é muito talentosa, apesar de ter pelo claro e muit pouco subpelo.

    Auf,

    Úrsula Maff

    ResponderExcluir
  5. Aumiga!!!
    As pessoas tem muito que aprender ....
    “Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações.“
    Lambs na fuça .Melzinha

    ResponderExcluir
  6. Melzinha,

    Aumiginha!

    Relações afetivas humanas são muito complicadas. Tentarei explicitar melhor isso no meu próximo texto..

    Fico muito feliz, abanando a cauda, em saber que concorda comigo e é minha leitora.

    Um carinho de focinho,

    Úrsula Maff

    ResponderExcluir