quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Quarta Farejadora: CÃOriosidades - CÃES D´ÁGUA

Está aí de cima é o cão d'água português. Raça milenar, selvagem e dócil, meigo e territorial, fidelíssimo. Quase se extinguiu no início do século XX. Hoje em franca ascensão. Mas por que ele?

Simples, papai estavava viajando para praia e lá ele nadou com vários cães. Todos labradores. Aí fui pesquisar e percebi que existem várias raças de cães nadadores por excelência. Mais ativos e espertos do que os labradores, mais esbeltos também. Vou listá-los. Este acima é o cão dágua irlandês. Maior de todos os cães d'água, é uma mistura de setter, poodle e barbet. Muito raro ultimamente. Além de todas as características de um cão d'água, ele tem um olfato sensacional.
Aqui vemos o raro wetterhound, também conhecido como cão d'água frison. Holandês, caçador de lontras. Muito forte mesmo! Nunca vi um de perto, mas dizem que é incrível a sua capacidade atlética e suporte ao frio.
Olhem aí o cão d'água espanhol. Seu pelo é frisado e chamado na Espanha de cão turco. Grande nadador e também pastoreador. Ultimanente é mais encontradiço na terra do que n'água. Diferente do anteriores, a sua cor mais comum é branca e/ou amarelado.
Por último um cão d'água americano. Veja a semelhança com o cocker spaniel. É que todos os cães d'água são spaniels !!! Esse olhar pidão, essa carinha carente, como quem se diz: quero colo , papai. É o que conquista seus donos. A coloração chocolate é a mais comum, disparado.


Úrsula Maff

2 comentários:

  1. Olá Anônimo,

    Leão é o nome de um grande exemplar da raça de cães d'água portugueses.

    Ele simplesmente fez com que a linhagem fosse mantida.

    Úrsula Maff

    ResponderExcluir