Komondor. Este cão é um dos símbolos nacionais da Hungria. Se você pensa que ele é grande, ele é maior ainda. Se você pensa que ele é rápido, ele é muito mais. Um animal especial, excelente cão de guarda e com uma pelagem espetacular.
Se morasse na Jamaica, seria um "cão-rasta". Sua origem é imemorial, existem registros desde o século XVI. Os machos tem 80 cms de altura e as fêmeas uns 70... A boca e o focinho, sempre pretos. São muito ágeis, gostam de saltar, de correr e são típicos cães de guarda. Quietos e observadores, não têm medo de nada (lutavam com lobos e o seu pelo protege contra a mordida destes) e tomam decisões sozinhos.
Podem ser criados em casas, mas devem passear sempre e muita atividade. O campo é o seu lugar mais adequado.
Se dão bem com outros animais da fazenda. Com outros cães sempre tentarão exercer dominância e habitualmente o conseguem, devido ao porte e agressividade. Diferente da maioria dos cães-pastores, que ficam esperando as ordens do dono, estes só obedecem um dono viril e enérgico.
Quando nascem são sempre brancos e fofos, o pelo começa a enrolar lá pelos 5-6 meses de vida. Se não tosar, encosta no chão depois de 6 meses de crescimento. Gostam de crianças, da família, claro. Qualquer estranho é considerado intruso. Não aceitam proximidades de outrem. Dormem muito durante o dia e não param à noite.
Quase não ficam doentes, comem de tudo.
Um animal esperto e fascinante.
Úrsula Maff
Olá eu sou a victoria e sou doida por um cachorro desse mais naum sei onde encontra-lo
ResponderExcluirOlá amiga,
ResponderExcluirO Dr. Belisário Rey Fortes em Curitiba-PR tinha filhotes no ano passado. Ele é dentista e muito legal. Entre em contato com ele.
belisariofortes@yahoo.com.br
auf, auf, auf,
Úrsula Maff