quarta-feira, 23 de junho de 2010

Entre Dois Amores




Alguém já deve ter visto o filme com a Meryl Streep e o bonitão do Robert Redford. É na África. Mas só o título que importa... Que mulher nunca ficou dividida entre dois amores? Um do passado –que retorna- e o do presente? O legal e aquele que mexe com você? Um que é belo de se ver e outro de conversar? Eu convivo diariamente numa dualidade tipicamente feminina. Qual escolher? Qual deles eu amo mais? Nem sei...

O primeiro é um Dinamarquês, ou Dogue Alemão. Ele é enorme, gigantesco. Mas não é abrutalhado, ou tosco, ou grosseiro. Ao me colocar em sua cama, enrolo-me aos seus pés (como são grandes!) e delicadamente ele me acaricia. Seu pelo é tigrado. Adoro abraçá-lo e encostar-se ao seu peito quando ele chega da aula e deita comigo no sofá. Sua voz é firme, um latido alto e sonoro. Inigualável. Territorial, mas dócil. Adora crianças. E sua simples presença impõe respeito. Junto dele sinto-me tranqüila e serena.

O outro é um Dobermann, também alemão. Pelo marrom, e hipnóticos olhos verdes. Eu nem consigo ficar mirando de frente, rapidamente fico com a barriguinha pra cima para ele coçar. É mais velho do que o Grand Danois, acho que poderia até ser pai dele. Mas essa maturidade é que me detona! Perto dele eu mudo. Não aceito ninguém sentado ao seu lado e se for fêmea eu rosno, rosno e rosno. Se for macho eu também fico ligadíssima, sua atenção deve ser só para mim. Mas ele ri. Ri muito e basta estalar os dedos que eu venho. Basta dizer meu nome: - Úrsula! E acabou. Sou toda dele.

Outro dia o Dogue deixou uma sunga no chão, eu guardei na minha caminha. Vasculhando o quarto do Dobermann, encontrei uma gravata. Não resisti! Recolhi aquele objeto também. Deitei-me exatamente em cima de ambas, tomando cuidado para meu corpo tocar o mais possível cada um dos vestuários deles. E também metade na sunga e metade na gravata. Não deu. A gravata enrolei no pescoço e a sunga ficou aos meus pés. E assim foi.

Com é que a gente se liga tanto nestes detalhes? Uma roupa, um sorriso, uma palavra. Tudo que eles fazem, estou atenta. E parece que eles às vezes nem percebem que estou ali. Entretanto eu os sigo, pela casa toda; o tempo todo.

Se fosse comparar a idade canina deles, o Dinamarquês é muito jovem para mim 2,28 anos e o Dobermann tem 6,7 anos. A minha idade humana seria mais ou menos de 42 anos. Contudo o que separa os animais apaixonados é o comportamento. O que posso dar de atenção e carinho é minha maior preocupação, em segundo plano, o que consigo e aprecio receber.

Entretanto não existe um “carinhômetro” e nem um “atenciômetro”, mas como cachorrinha esperta que sou, quase uma anteninha viva, sei que ambos me amam! Assim ficou fácil, basta eu decifrar aquele que mais tenho afinidades. O que vem sendo impossível. Poderia colocar os dois para brigar, compará-los (as duas coisas que os machos mais detestam é serem testados e comparados) e ver qual ganha. Mas o problema é que eles se dão muito bem. Uma dupla formidável. Aí quem perderia seria eu, e os dois!

Já desisti de minhas elucubrações afetivas. Fico com ambos enquanto der certo. Atualmente faço um revezamento noturno entre os quartos e na hora do almoço dou uma chance para as donas e como na mão delas. No intervalo do dia, quem chega primeiro eu faço festa. E quem chega depois, as gracinhas vão na mesma medida com ronronares – cão também ronrona – e reboladinhas sutis.

E você? Quem escolheria? Entre os magros, fortes, inteligentes e dedicados exemplares? O maior, mais calmo e tranqüilo? Ou o menor, mais elétrico e audacioso? Eu já fiz minha opção, mas não vou contar; quem descobrir, eu confirmo. E na sua casinha? Quem é o dono escolhido? Qual o cão botou a patinha e disse, é ele?

Mais vale um cão na pata do que dois cavando.

Úrsula Maff

6 comentários:

  1. Anônimo,

    Obrigado pelo incentivo, mas você não fez a sua escolha. Quem é o líder da matilha na sua casa?

    ResponderExcluir
  2. TUDO MENTIRA!
    VOCÊ NÃO AMA ESSES DOIS!
    VOCÊ ME AMA.

    ResponderExcluir
  3. Maria Clara,

    É claro que eu amor você... Lembra-se quando eu matei aquela barta nojenta e coloquei no seu travesseiro?

    Aquilo foi uma demostração do meu afeto. Oferecendo a caça para você. Colocando-a como parte do bando.

    Você é a minha irmãzinha mais velha.

    Mas o papai e o irmão são minha escolha. Desculpe-me, mas é mais forte do que eu...

    Lambidinhas, rosnado baixinho, uuuuurh,

    Úrsula Maff

    ResponderExcluir
  4. Lembro, lembro...
    Tudo bem cão, eu faço parte do bando então.

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria Clara,

    Você sempre fez parte, o problema é que nem sempre podemos ser o centro das atenções.

    Mesmo você, linda e inteligente, algumas vezes ficará em segundo plano.

    Cheirinho pra você,

    Auurrrrrrrrrrrrrrrrr,

    Úrsula Maff

    ResponderExcluir