terça-feira, 24 de agosto de 2010

COMENDO BEM

Uma das coisas que admiro nos humanos é o fato deles serem onívoros. Ou seja: comem de tudo! Acredito piamente que é o animal da face da terra que tem o mais variado cardápio e possibilidades de se alimentar. A comida para vocês é muito fácil.

Não precisa ir em busca dela, perseguindo a presa durante horas. Ou mesmo ficar pastando o tempo todo com medo de predadores que ficam a espreita, para atacar. E quando as gramíneas acabam, muitos tem que migrar longas distâncias em busca do alimento.

Não há escassez e sim má distribuição. É incrível como a sociedade ainda produz a fome. Gente com fome! Que coisa mais absurda! Mas existe. E o outro lado parece que também é epidêmico: a obesidade. No reino animal – a não ser que seja domesticado- inexiste esse fenômeno, a obesidade. Animais ditos “gordos” são apenas aqueles que necessitam de uma reserva maior de gordura, devido às variações do clima em que estão submetidos em seu habitat natural.

Para nós a alimentação é necessidade vital. Vocês confundem muito isso, e desde filhotes... Vários humanos não amamentam, outro fenômeno impossível nos demais mamíferos... e quando o pequeno bebê vai crescendo – e a espécie de vocês é extremamente dependente- há uma interpretação equivocada de que comida é um tipo de recompensa ou então de punição! Nenhuma coisa nem outra! Alimento é algo sagrado que deve ser consumido com parcimônia e prazer. Cada dentada, cada mastigada - ah, eu até babo só de falar isso – deve ser lenta e tranqüila.

O maior culpado são os pais, certeza. Olha só o que os adultos fazem, interpretam que até o ato de comer é uma resposta as pressões diárias, a ansiedade. E aí enchem a barriga de tudo quanto é porcaria. Principalmente os alimentos ricos em açúcares, gorduras e outras podreiras. Se um recém-nato chora, correm e dão mamadeira ou até o peito, não investigam se é dor ou se está com frio, por exemplo.

A mãe canina somente amamenta depois de uma boa lambida e aconchego. Além de deixar bem sequinhos os filhotinhos. E eles começam a andar pra lá e prá cá e a crescer. O filhote de gente demora a andar e cresce devagar, por que será que precisa de tanta “bóia”?

Por isso os exercícios físicos são um fator imperioso na sociedade de vocês. Como são parados! Não andam nada. Nem correm direito, hoje em dia. Ultimamente virou até moda correr, mas só se for na “academia”, na esteira, será que não dá para caminhar um pouco mais? Coisa simples. Ninguém precisa ser atleta, até porque competir é difícil, mas ser saudável é imperioso.

O ato mastigatório também parece que foi diminuindo. Por isso tanta gente por aí com a arcada atrésica, carinha fechada, ou não mamou direito ou não mastigou bem. De vez em quando é bom morder coisas duras, triturá-las, como um bom osso. Nem me lembro da última vez que vi um humano quebrar um osso de ave – que é mole, eu sei disso por experiência própria – todinho e depois chupar o tutano... E as cenouras cruas? E as frutas com casca?

Eu mesma tenho um hábito bem certinho e de menores possibilidades, pois sou um cão. Meu “café-da-manhã” é mesmo assim, muito sortido e amplo. Vocês acreditam que quase 10% das crianças saem de casa pela manhã sem comer nada? Ou quase nada? Que absurdo! Tadinha delas? Aí os pais “premiam” com doces ou outras substâncias mal-afamadas para compensar a ausência deles na vida dos filhotes. Educar não é fácil, e dar o exemplo, menos ainda.

Podem perceber que as crianças que comem com má qualidade os pais também o fazem. Além do que a ansiedade familiar e a incapacidade de lidar com frustrações também leva ao hábito de comer, comer e comer.

Sabia que uma comida nova é geralmente rejeitada em 70% dos casos? E que depois de repetir essa oferta a percentagem diminuiu em 50% e de que pela terceira oportunidade o alimento é bem aceito na maioria das vezes? Basta insistir. Ah, e não adianta dar castigo retirando a comida, também é um erro. E outra, se em casa não tem, como a menina vai achar? Basta abolir determinados alimentos que fica bem simples.

Eu gostaria muito de poder apreciar uma salada. Elas são tão coloridas! Ou então aquelas verduras tão cheirosas e de sabor diversos... As massas com temperos variados, de texturas e formas diversas! E as frutas? Quantas frutas existem? Nem sei... E parecem todas tão suculentas.

Tenho realmente carinho pelos humanos que variam tanto seu cardápio e podem sempre acrescentar algo mais nas suas boquinhas. Pois eu sou um cão. E gosto de carne, de coração de boi. E vivo de ração. Por isso, quando em casa chego, depois dos passeios diários e aquela corridinha final, eu como bem. Pois não sei quando terei um prato tão gostoso, pois dependo do papai para isso. E se não o fosse, teria de caçar patos - e eles voam e nadam muito - ou fuçar comida pelos cantos.

Nesse quesito – alimentação- vocês são privilegiados e desperdiçam comida, trocando quantidade por qualidade. Uma pena. Igual a das aves, que tenho de cuspir, quando pego uma.

Úrsula Maff

Nenhum comentário:

Postar um comentário