sábado, 16 de julho de 2011

Pergunta ao cão: Segunda de dúvidas PEDRA RENAL EM CÃES

Olá Úrsula,

Tenho um schnauzer, lindo como você! Mas ele está com dificuldades para urinar, vejo ele espremendo-se todo. O veterinário disse que é pedra e que está na bexiga, e provavelmente tem que operar...

Como é que o cão desenvolve isso? E quando é que tem que operar mesmo?

João Silvério

2 comentários:

  1. João Silvério, vc mora em Goiânia? Não teria interesse em participar da comunidade Clube do Schnauzer de Goiânia e de nossos encontros quinzenais gratuitos? Na última reunião, tivemos recorde de participação: 46 barbudinhos.
    Um dos problemas crônicos da raça Schnauzer é a formação de pedras no trato urinário dos cães. Daí, é comum vermos cães com infecções urinárias e pedras nos rins, o que, em boa parte das vezes, exige procedimento cirurgíco. Daí, é muito importante dar bastante água ao cão. Trocar pelo menos 3 vezes a água por dia, pois o animal não é bobo, não vai beber água velha, sem contar que o contato de sua língua com a água faz com que ele a rejeite mais tarde por considerá-la usada. Um dos indícios mais claros de problemas desta espécie é a urina grossa e bastante amarelada. Além disso, o cão costuma ficar muito agitado, pois tem dificuldade em urinar. Cada caso é um caso. Recomenda-se dar ração específica para a raça(a Royal Canin tem um produto específico para o Schnauzer adulto) ou da modalidade Urinare que contribui para a maior ingestão de líquidos pelo cão, fazendo-o urinar mais.
    Acredito que o veterinário é a pessoa mais indicada para avaliar o problema de seu cão para dizer se ou não necessária a cirurgia para a retirada das pedras dos rins, já que nem sempre as pedras incomodam o cão, pois dependem da localização dentro dos rins.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo,

    O Léo explicou muito bem. E existem cães que tem uma tendência natural a desenvolver as urolitíases...

    O hábito urinário corresponde a mais de 50% das causas de infecção, tanto no humano quanto no cão.

    Existem cães que ingerem pouca água e que "seguram" o xixi. Isto é péssimo. Passeie com ele, sempre.

    Quanto a presença da pedra na bexiga, se ela for pequena, será expelida, se for grande, só opera se for sintomático, que é o seu caso.

    Úrsula Maff

    ps. Léo, eu acho que o Silvério mora em Portugal...

    ResponderExcluir