sábado, 9 de outubro de 2010

Quinta está no Ar: Filme "NEVE PRA CACHORO"



Este filme mostra os belos cães de neve do Alaska.
Titio COBRA esteve lá e andou de trenó. A corrida Iditarod é famosa.
Esses cães são muito fortes e determinados. A escolha do líder para guiar o trenó é fundamental.
Cuidado se você comprar híbridos (cão com lobo) , eles quase nunca obedecem você.

Tomei a liocença de pedir para meu tio, o COBRA uma resenha desse filme. leiam!


“Neve pra Cachorro”

Recém-chegado do Parque Denali, no Alaska, não resisti em assistir este. Cuba Jr é o artista. E os cães os coadjuvantes. Ou é o contrário? Após receber uma herança da mãe biológica, ele vai conferir os seus novos bens (uma matilha de “sled dogs”, cães de trenó e não “snow dogs” como o título em inglês) e de quebra, descobrir quem é o seu verdadeiro pai.

Conflito delicado esse de ser adotado. Talvez as crianças mais novas não entendam, mas é um bom gancho para discutir depois. Adoro as cenas dele se virando na neve com os animais, em Tolketna. E as figuras humanas alaskianas.

O Alaska é daquele jeito. Leia Jack London, veja “Caninos Brancos”, outro nível. Mas a comédia se desenrola bem. Esse chavão de colocar um sujeito totalmente por fora em um ambiente hostil, ainda pega.

Dentro da cachorrada não vi nenhum da raça Malamute, que são excelentes. E só achei um Samoeida, que são os cães de força, que vão perto do condutor. O líder é sem dúvida muito bem representado pelo Demo. Eles são assim. Voluntariosos. Não precisava acentuar os olhos e as caras dos bichos. Eles são lindos por natureza. E comem. E correm. Lobos de pernas um pouco mais curtas. Perfeitos para a neve. Dá dó ver um desses em Goiânia. Um husky aqui fica doido e o dono, um irresponsável sem coração.

A moça é uma gata. Mistura de japonesa com negra. Não tenho a menor idéia de suas origens, sei apenas que nasceu no Canadá e foi modelo. Somente no Havaí vi pessoas com o seu semblante. Reparem no sorriso. Belíssimo. A moça é uma simpatia. Ainda vai estourar. Saber lidar com animais é uma bênção.

Do meio para o fim, o filme fica meio esquisito. Porque muda de risada pra uma forçação de barra de querer salvar o pai e tudo mais. Voltemos nossos olhos congelados para a corrida de trenós. Iditaro é a maior de todas. Cruza o Yukon. Mas essa é boa também. Média de 100 kms percorridos por dia. Mushing é o nome da arte de conduzir esses animais.

Não sei qual foi o objetivo da Disney com esse filme. Rir ou chorar? E o ridículo auxiliar do Ted Jones, que sujeito mais besta! Feio e se acha engraçado. Parece cantor de pagode com clareamento de dentes e cérebro vazio.

De uma forma geral o final é esperado e diverte. Mas acho que a história em si poderia ser muito melhor.

O que há de bom: Alaska como cenário e os cães, perfeitos
O que há de ruim: poderia aproveitar mais a fauna local, que é riquíssima
O que prestar atenção: correr de um urso é impossível, eles alcançam 40 kms por hora e se cair na água e não trocar de meias imediatamente, perde os dedos, o pé e tudo mais, congelado
A cena do filme: o delírio em que os cães estão tomando sol em Miami

Cotação: filme regular (@@)

C.O.B.R.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário