sexta-feira, 3 de junho de 2011

Quarta farejadora, CÃOriosidades: DOGO ARGENTINO

Animal poderosíssimo. Único cão argentino reconhecido mundialmente. Raça recente (registro oficial em 1928) criada pelo médico Antônio Nores Martinez e seguido o trabalho após sua morte pelo seu irmão Augustin.

Ele tem como base genética um antigo cão de lutas de Córdoba. Foram acrescentados vários animais que resultaram nessa raça.

O padrão é todo branco, aceita-se umas pequenas manchas no olho. Infelizmente cães brancos tem surdez congênita em 10% dos casos. É muito forte, musculoso e excelente caçador. Originariamente criado para capturar a suçuarana, o puma, ou cougar, ou leão da montanha, o Felis concolor e atualmente Puma concolor e também os javalis.

Sua versatilidade é incrível. Vai de cão policial e farejador até guia de cegos. Não é fácil de se criar. Muito independente, exige um dono alfa e terreno grande, mas não pode ficar sozinho no quintal, a presença do dono é fundamental para equilibrar seu temperamento.

Dificilmente convive com outro macho. E se for lutar não é possível separá-lo, a não ser que o outro cão morra. Vários países não aceitam sua criação.

Nas suas viagens pelo mundo, papai conheceu um destes vigiando uma vindima nos arredores de Mendoza. Muito feroz e encantador, declarou.

Se for comprar um filhote verifique se o nariz é pretinho, não é um "Pitt Bull" com nariz vermelho. E afaste-o do sol, ele se ressente muito e pode apresentar dermatites.

Seu caminhar é muito bonito e o porte idem. Considerado um dos mais belos cães pelos cinófilos de plantão.

Úrsula Maff

6 comentários:

  1. Úrsula, vc tem ótimo faro para descobrir raças que nunca tinha ouvido falar. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Leozinho,

    Este animal é muito interessante, recebi a sugestão sua sobre o cachorro-vinagre, viu?

    Já postei sobre todos os cães selvagens do Brasil e até sobre o hanuki, que eu admiro.

    Leia depois, tá?

    Obrigado pela participação. você é D+!

    Auf, auf, auf

    Úrsula Maff

    ResponderExcluir
  3. Olá Leozinho,

    Que bom que você está participando mais do meu blog. Por favor, faça uma propagandinha com os colegas do Clube...

    Obrigada, viu?

    Úrsula Maff

    ResponderExcluir
  4. Úrsula, divulguei o link de seu blog na nossa comunidade Clube do Schnauzer de Goiânia tanto no Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=111316817&tid=5601758417760694168&start=1) como no Facebook (http://www.facebook.com/pages/Clube-do-Schnauzer-de-Goi%C3%A2nia/202011423161471), como também nos nossos sites (http://ursulamaff.blogspot.com/ e http://clubedoschnauzerdegoiania.webnode.pt/blog/
    Abraço.
    Leonardo

    ResponderExcluir
  5. Olá Leozinho,

    Muito obrigado por me divulgar. Espero que os amigos me leiam e apreciem o blog. Assim como você, também participem assiduamente.

    auf, auf, auf,

    Úrsula Maff

    ResponderExcluir