quarta-feira, 9 de março de 2011

Quarta Farejadora: CÃOriosidades - RAÇA MAIS ANTIGA DO MUNDO

Qual seria a raça mais antiga do mundo?
Sabemos que os cães acompanham os humanos há pelo menos 10.000 anos.
Entretanto os registros pictóricos são de 5.000 anos para cá.
Não consegui identificar somente uma raça, já que diferentes civivlizações criaram cachorros em diferentes épocas. E nem todas essas aglomerações humanas deixaram registros...

Selecionei então três raças notoriamente conhecidas há milênios. São elas:

Este é o SALUKI. Animal elegante, persa, saltador e caçador. Várias pelagens são aceitas, inclusive uma cor de mel que eu acho um charme.

A cauda sempre é cheia. Adora crianças e é bem mansinho. Mas cuidado. Se conviver com qualquer animal menor do que ele, ira caçá-lo.

E jamais aceita comida de estranhos e não come na presença de pessoas que não conhece.

O brancão aí da foto é o SAMOEIDA, muito ativo e muito manso. Acho que é o cachorro mais manso que já convivi. Não tem cheiro também. Difere dos seus primos, os Huskies, por terem os olhos castanhos e não claros. Sua pelagem é totalmente branca.

Na Natureza puxam trenós e nem sentem frio. Por favor, se criarem um desses, façam-no exercitar e não o exponham ao calor.




Olha só a postura do FARAÓ HOUND, cão egípcio, e também chamado de PODENGO FARAÓ. Sua velocidade e capacidade de saltar são invejáveis.

O animal corre como poucos e é resistente. Dizem que não aprende, mas é mentira, apenas mais independente do que a média, não é para donos neófitos em cães alfa-dominantes. Foi muito retratado como o Deus Anúbis.

A ilhade Malta, no Mediterrâneo, os considera o animal nacional e lá estão os mais belos da raça.


Úrsula Maff

Nenhum comentário:

Postar um comentário