sábado, 12 de março de 2011

TAMANHO NÃO É DOCUMENTO

Há muito tempo a estatura média do homem brasileiro era de 165 cm. Hoje mudou. O macho urbano mede 173,5 e a fêmea 162,1 cm, os rurais são um pouco menores. Entretanto ouço o dia inteiro falar que os adolescentes estão pequenos e percebo uma enorme angústia nos pais ao se preocuparem com a altura final de seus filhotes. Vários vão aos médicos, pedem receitas e injeções. Será que não vêem que a medida de crescimento passa por boa alimentação, horas de sono, ausência de doenças nos dois primeiros anos de vida e – principalmente – a média da altura dos pais?

Nós, schnauzers miniatura, somos do mesmo tamanho, ou seja; variamos de 30 a 35 cm de altura, independente do sexo. E estamos muito felizes com isso. A nossa medida não influencia na qualidade de vida que temos. Contudo, se comemos muito e ficamos gordos, dá problema. Se não prestamos atenção nas lições, nos comandos, nosso desempenho cognitivo fica comprometido. Para cães, o conforto, a alegria e a boa inserção no mundo social não dependem da altura, algo irrelevante para nossa espécie.

Dizem que os sujeitos mais altos saem bem nos esportes, tais como basquete, vôlei, natação... Vocês podem me dizer quais amigos de seu círculo são profissionais nestas atividades? Nenhum, acredito. Ou talvez um conhecido. Então qual é a origem da preocupação? De onde advém essa necessidade física de ser notado?

Eu; com meu pelo prateado e bem escovado, chamo muito mais atenção do que um Boxer, por exemplo. Nem preciso latir, babar, demonstrar irritação ou algo que o valha. Minha simples presença física, de inconteste postura e equilíbrio; basta. Voltando ao esporte, no futebol (o esporte mais praticado no mundo) todo craque, fora-de-série mesmo, mede menos de 180 cm. Os que dessa média ultrapassaram e jogaram bem, foram destruídos por lesões durante suas carreiras. Se correr –e isso agora virou moda - o dado mais importante é peso. Ser leve é ser veloz. Se for menorzinho, mais fácil de melhorar o desempenho, lógico!

Pessoas frustradas tendem a projetar suas dificuldades inerentes nos filhos. Cães realizados e de bem com a vida, fazem com que seus filhos cresçam – intelectualmente e com saúde – ainda mais do que eles. Não há limitações e nem amarras. Reparem como os “desencanados” são aqueles que levam uma rotina mais frugal...

Por isso eu gostaria de dizer-lhes um segredinho de conduta corporal. Se a genética já é determinante – na maioria das vezes – na altura final, por que vocês não se apegam aos meus grandes objetivos? São eles:

- Resistência, leveza e flexibilidade.

A resistência leva a temperança, qualidade pouco citada e ainda mais rara atualmente. Pessoas que agüentam o tranco são como cães, fiéis aos seus desígnios e não desistem nunca. Um belo canino é sempre resiliente. Quem não sabe o significado, leia o dicionário, por favor. Eu que penso que papai sabe tudo, quando vejo que ele tem 36 dicionários, percebo o quão bobinho é... Precisa aprender muito, ainda!

Leveza é sabedoria. Não acumular tensões. Alimentar-se de modo tranqüilo, mastigar muito. Cachorros não usam roupas, mas eu que fico olhando direto para humanos, noto claramente que quanto mais estilosos são, menos vestuários utilizam. Adotam um modelo único de ser e quaisquer roupas lhes cabem, pois são magros. Leveza é principalmente espiritual. Doar, entregar-se amorosamente, como um cão.

E por último a melhor, flexibilidade. Se pensam que irei dizer para agacharem com as pernas -fato comprovadamente correto até em quadrúpedes, como nós- ou que devem encostar a cabeça nos joelhos, sem fletirem os membros inferiores, estão enganados... Isso é o mínimo. Mas a verdadeira flexibilidade está nos enfrentamentos diários. A capacidade de adaptação as negativas que recebemos é proporcional a nossa tranqüilidade. Ser flexível é evitar o conflito, desviar-se do mesmo e seguir adiante. Muito diferente do medo e recuo, ou do confronto direto, brutal e duro, como a maioria dos humanos fazem diante dos problemas corriqueiros, imaginem dos vitais!!!

Acordem cedo e estiquem seus membros. Espreguicem bastante. Planeje o dia, a semana, o mês até os anos que irão advir. Pacientemente. Saibam contornar-se dos infortúnios. Permaneçam lisos, retos e equilibrados. Comam com paladar e não fome ou muito menos ansiedade. Por último, agüentem bem. No fim, algo ou alguém tem que ceder. Um animal não recua e nem avança. Ele aguarda. E prossegue.

Úrsula Maff

para os curiosos: altura do papai + altura da mamãe + 13 cm (- 13 cm para o sexo feminino) e divide-se o resultado por 2, resultando na altura alvo, subtrai-se 8 cm desse valor e adiciona-se 8 cm ao mesmo para se obter o intervalo da altura final.

Exemplo (para um indivíduo do sexo masculino):
177 cm + 175 cm + 13 cm = 365 cm/2 = 187 cm, logo a altura final é de 179 cm a 195 cm... o filhote macho do papai mede 191 com 17 anos..

Exemplo (para um indivíduo do sexo feminino):
177 cm + 175 cm - 13 cm = 339 cm/2 = 169 cm, logo a altura final é de 161 cm a 177 cm... o filhote fêmea do papai mede 171 com 15 anos...

.

2 comentários:

  1. úrsula,

    eu simplesmente adoro quando o cão dá sua opinião! sensacional. devidamente compartilhado no facebook!

    afagos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Betina,

    Que bom que você gostou. Muita gente está comentando, viu?

    Compartilhe o máximo que você puder. O cão gosta de ser lido!

    obrigadinha,

    auf, auf, auf

    Úrsula Maff

    ResponderExcluir