sexta-feira, 25 de março de 2011

Cesta Cultural: HENRY WARD BEECHER



O cão foi especialmente criado para as crianças. Ele é o Deus da travessura.

Henry Ward Beecher

quinta-feira, 24 de março de 2011

Quinta está no ar: Cinema: CÃO DE BRIGA

Este filme o titio COBRA escreve sobre um filme de lutas com um personagem ingênuo e reacional como um cão. Gostei muito.

Úrsula Maff



“Cão de Briga”

Jet Li já estrelou muitos filmes. Hong Kong está cheio deles, assim como Jackie Chan. O que me trás então ao enésimo filme de porrada? Muita coisa. Primeiro a locação: Glasgow, na Escócia, onde estive ano passado. Depois, o Morgan Freeman, um ator acima de qualquer suspeita. E por fim: meu querido mestre Yuen Woo Ping.

Em 71 estive com ele em um campeonato. Ela acabava de assinar seu primeiro trabalho como coreógrafo de lutas, no filme Mad Killer e havia passado o maravilhoso The Chinese Boxer. Tinha 26 anos e falava um chinês ininteligível de Guangzhan. Mas mesmo assim, nos entendemos. Como eu era uma criança, levei até pouca pancada para o nível de luta dele. Mas aprendi a admirar a Ópera de Pequim e o Kung Fu. Mestre Woo é o cara. Ele está por trás de Matrix, Kill Bill e tudo o mais. Ave Yuen!

Treinado desde garoto por um sórdido gangstêr, Danny é um cão de guarda. Usa coleira, vive preso, come mal e quase não fala. Mas soltou o bicho, é morte na certa. Instintivo, reativo ao extremo. Um lutador sem explicação. Em vez de dar um pontapé aqui, um soco ali, desviar do oponente, não. A técnica de Danny é tosca: ele esmurra o alvo até a sua queda, e nem se importa se é atacado. Mortal.

Além dessa violência desmedida, é obediente e controlável. Fiel. Fidelíssimo. Mas essa pode ser a sua maior escolha e falha. Já que só somos fiéis a quem nós confiamos plenamente. Ele não sabe do seu passado, sua origem, sua mãe e o seu amor pela música. Num intervalo qualquer do seu showzinho particular de pancadaria (cada cena melhor do que a outra, veja os movimentos de bloqueio e defesa, perfeitos) ele pede um piano.

Neste ínterim o seu carro é abalroado por um caminhão e metralhado. Como todo bom herói e animal, ele escapa. Vai parar na casa do excelente afinador de pianos, o Sam. Sam é cego. Primeiro vê Jet Li como uma criança. Depois o percebe como adulto e por fim tenta transformá-lo em um homem. Que é coisa bem diversa de ser menino e crescer apenas no tamanho. Faço o mesmo com meus pupilos no nobre esporte aquático.

Ali com Sam ele aprende o que é amor, carinho, afeição. E amizade. Ah, como eu gosto dessa palavra. A base para qualquer relacionamento humano, a amizade. Muito bonito. Apesar de 80% do povo que está no cine querer ver ação. Mas tem. Pode deixar. O monstrinho volta para resolver negócios não findos. E é pressionado. A cena dele lutando com os agressores profissionais na arena é uma aula de esquivas e equilíbrio.

Ele retorna para casa. O seu “dono” vem atrás. O confronto final. É bestial a luta no banheiro apertado. O jogo de mãos equivalente ao mestre Pai Mei, contra aquela armação de madeira para treinos.... O adversário é bom de pernas, Savate. Aí vem o derradeiro desafio. Voltar a ser cão e matar ou ser um homem? Veja a escolha de Danny. Na telona. É duca!

O que há de bom: coreografia de Yuen Woo Ping, meu eterno mestre

O que há de ruim: Jet Li fala algumas vezes, não deveria, ele é fraco, mas nesse filme atua bem, por incrível que pareça

O que prestar atenção: não precisa ser grande para ser forte e não precisa ser culto para ouvir Mozart

A cena do filme: a queda com o aparo de mão único, na arena, só um mestre faz isso (e a vida é assim, às vezes só uma mãozinha, já ajuda...)

Cotação: filme bom (@@@)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Quarta Farejadora: CÃOriosidades - 10 ALIMENTOS PARA NUNCA OFERECER AO SEU CÃO


NÃO OFEREÇA OSSOS: principalmente os pequenos e mesmos os grandes,depois de triturados podem ser engolidos pelo seu animal e causar perfurações intestinais ou ir para na traquéiaCHOCOLATE: pode ser letal, pois contém teobromina, que causa um taquicardia e vasoconstrição periférica,os efeitos surgem de 4-6 horas depois da ingestão


ÁLCOOL: leva agressividade, incontinência urinária, suprime o sistema nervoso central, a melhor conduta é ingerir água
LEITE BOVINO: intolerância a lactose é comum em cães e pode dar diarréia, vômito

PRESUNTO E CARNE DEFUMADA: contém muito sal, advindo complicões renais e pancreatite

CEBOLA: é tóxico para cães e gatos, destrói as células vermelhas, levando anemia, fraqueza e problemas respiratórios

CAFEÍNA: também é muito ruim para animais, contém xantina, como o chocolate, estimulando o
sistema nervoso central levando a vômitos, hiperatividade, taquicardia e até morte

ABACATE: seu alto grau de gordura leva a pancreatite, dor epigástrica (no estômago) e as fezes aumentam tanto de volume que podem levar a uma retenção intestinal

ATUM : essa é para os gatos. O músculo cardíaco felino precisa deum aminoácido chamado taurina que mantém a sua função regular. Gatos que comem muito atum podem apresentar problemas cardíacos. Utilize o atum para gatos.

UVAS: levam a falência renal , cuidado!

ÚRSULA MAFF