quarta-feira, 28 de julho de 2010

Quarta Farejadora: CÃOriosidades - SUOR DE CÃES


Os Canídeos: cães e lobos, não suam pela pele, perdem calor pelo trato respiratório. Quando um cão está arfando, com a língua para fora, respirando rapidamente, não está com sede, mas sim suando, inspirando ar frio e expirando ar quente e úmido jogando fora o seu excesso de calor.

Bem, nunca veremos um cão com marcas de suor nas axilas, mas será que esta técnica de perder calor é realmente eficaz??? Vamos pensar nos inconvenientes: Além de suar, os pulmões dos cães precisam trocar CO2 por O2, lógico, tem que respirar. Ocorre é que quanto mais rápido respira, mais transpira, mais troca calor, então o seu sistema de resfriamento funciona bastante bem.

O problema é que respirando muito rápido as inspirações e expirações são curtas, insuficientes para a troca efetiva de O2 e CO2 . Sabemos que nesta situação o volume de ar trocado não é suficiente nem para preencher se quer um terço da traquéia do animal. Boas trocas gasosas são conseguidas com profundas respirações.

Veja quanto tempo você consegue ficar arfando bem rápido, abra a boca e
fique arfando como um cão. Ainda que esteja respirando, você notará certa tontura, falta de ar, hipóxia. Agora respire fundo, dez vezes, lentamente, você também notará uma outra tontura, é o excesso de ar, a hiperventilação.

Retirado de : Cão do Dia & Cia . Artigos - Por que os cães arfam??? Fisiologia e perigos.

4 comentários:

  1. Eu testei e fiqui sem ar como disse! Muitas pessoas não sabem que os cães suam "pela língua", acho que elas nem nunca pensaram sobre isso.
    Maria Clara

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Clara,

    Estou adorando sua participação. Vamos passear no Lago Proibido bem cedinho no domingo? Na canoa canadense?

    Existem muitas coisas sobre cães que o povão desconhece. Por isso a presença deste tema: a Quarta Farejadora e a Segunda de Dúvidas.

    Lambidinhas, lindinha,

    Úrsula Maff

    ResponderExcluir
  3. Interessante essa pesquisa, mas tenho uma coisa a lhe contar, tive muitos cães todos assim como descrito, suam e escorre pela
    boca, aqueles pingos intermináveis, e as vezes eles chacoalham a cabeça, e recebemos os respingos, se estou vestida para sair, em seguida sai um palavrão...rsrsrs
    Mas o que eu quero lhe contar é o seguinte tive uma que nunca suou dessa maneira, e sim a sua barriga ficava molhada, seu corpo esquentava muito, falei até com dois veterinários e não souberam explicar, pois só os humanos suam assim...
    Mistério ou não? fiquei assim sem saber.
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Olá Lú,

    Não existem glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo do cão. Mas a hipertermia, esse negócio de esquentar muito é comum. Principalmente nos extremos das espécies.

    Por exemplo, os cães pastores e alta montanha, com muito pelo, precisam de uma ótima regulação de temperatura. Daí esse fenômeno descrito por você, do seu cão.

    Outros animais, tais como a Babiaga, cão de crista chinês postado outro dia, e os cães pelados mexicanos, são muito quentes. Eles têm mais de um grau acima dos outros mamíferos e cães em geral. Aí eles diferem ao tocarmos neles.

    Até,

    Auf, auf, auf

    Úrsula Maff

    ResponderExcluir