"Salomón": O Cão do quadro mais estudado do mundo.
Esse quadro é considerado como a obra mais vista de todos os tempos. Já li várias considerações a respeito, mas nenhuma pela minha ótica animal. Ele está no "Museo del Prado", em Madrid, Espanha.
Vamos lá: é o cão em primeiro plano,chamado Salomón, o segredo do quadro. Ele é um mastim das montanhas da Espanha. Serve para guarda e pastoreio. É a raça ocidental mais antiga que se tem notícia. São grandes e fortes.
Veja bem as pinceladas de Velásquez ao fazer o Salomón. São cheias de luz e ar. O melhor da composição é isso. Os traços são vigorosos, justos. Ao lado dos anões e com a menina ao fundo e outros três personagens, incluindo o próprio autor.
Um jogo de espelhos e o cachorro em repouso. A luminescência o envolve, modelando-o. Depois de desenhar este animal, que é o inicial, o autor conseguiu ter as idéias de justaposição do que é visto e do que não é.
Úrsula Maff
ah! úrsula, que interessante!
ResponderExcluiré meu pintor predileto e o quadro é um dos mais belos trabalhos de luz e sombra de todos os tempos, mas a sua visão maravilhosa acrescentou muito ao meu entendimento da obra. obrigada, garota!
Betina,
ResponderExcluirEu gosto muito dele também, pois retatou vários cães em suas obras, o que denota o seu extremo bom-gosto com modelos.
Na minha humilde opinião é o melhor retratista de todos os tempos.
Papai já esteve no "Museo Del Prado" e ele escreveu uma suave crônica sobre como admirar esse quadro enorme.
Ele vai contando como se aproximar e o que ver. E o cão é um destaque, para ele...
Adoro você Betina,
Auf, auf, auf,
Úrsula Maff