sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Terça Insana: Um Dia de Cão, TESTE DE LEITURA


A cidade de Xangai, na China, que participou pela primeira vez do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), obteve a melhor pontuação em leitura do exame.

O Brasil ficou na 53ª posição. O exame, feito pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), avaliou em 2009 o conhecimento de cerca de 470 mil estudantes em leitura, ciências e matemática de 65 países.

Neste ano, a área que teve ênfase na avaliação foi a de leitura.

Pisa 2009: pontuação média em leitura

País Pontuação média

1º Xangai (China) 556
2º Coreia do Sul 539
3º Finlândia 536
4º Hong Kong 533
5º Singapura 526
6º Canadá 524
7º Nova Zelândia 521
8º Japão 520
9º Austrália 515
10º Holanda 508
53º Brasil 412

Em 2006, quando 57 países foram avaliados, os brasileiros ocuparam a 54ª posição.

Dentre os dez países melhor colocados, além da China, quatro são asiáticos (Coreia do Sul, Hong Kong, Singapura e Japão). A Coreia do Sul conquistou a segunda melhor colocação, com 539 pontos; e vem seguida da Finlândia, com 536.

A pontuação obtida pelo Brasil foi de 412. O desempenho é semelhante ao de países como Trinidad e Tobago, Colômbia, Montenegro e Jordânia. A pontuação média do exame é de cerca de 500 pontos.

Dentre os países da América Latina avaliados, o Brasil ficou acima de Argentina (58º), Panamá (62º) e Peru (63º), e abaixo do Chile (44º), Uruguai (47º), México (48º) e Colômbia (52º).

Escala de proficiência

O nível dos estudantes em leitura foi avaliado em sete escalas, que iam de 6, a mais alta, até 1b, a mais baixa.

Na escala 6, por exemplo, o estudante é capaz de combinar múltiplas partes de informações independentes, de diferentes partes de um texto misto, de um contexto não familiar, em ordem precisa. Apenas 1,4% dos alunos avaliados atingiram esse nível.

Já na escala 1b, era cobrado que o estudante conseguisse localizar uma informação num texto simples. Dos avaliados, 98% conseguiram ao menos atingir esse nível.

Retirado da Folha de São Paulo.

Atenção:
  • O nosso país está cheio de analfabetos funcionais, inclusive com representantes eleitos do povo.
  • Ler é o mínimo depois de aprender a falar, imaginem se fosse um teste de escrita?
  • O nosso país está enriquecendo e emburrecendo. paradoxal, não?
  • A maior riqueza de um país é a sua língua e suas tradições, cadê?
  • Os textos que vejo na NET são paupérrimos, e a mania de escrever por fonemas? - Vc axa issu blz?
  • O que o governo faz para melhorar o ensino? De concreto? Ou nunca antes nesse país ele foi tão energúmeno?
Úrsula Maff

2 comentários:

  1. úrsula,

    das perguntas que fez
    eu tenho medo das respostas!


    afagos.

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  2. Olá Betina-menina,

    Medo tenho eu, do mundo em que as crianças e os jovens de hoje estão vivendo.

    Da superficialidade medíocre.

    aur, auuuuuuuur, auuuuuuuuuuuuuur,

    Úrsula Maff

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